Premiação tem como objetivo reconhecer educadores que desenvolveram novas estratégias pedagógicas com o uso da tecnologia.
Ensinar nunca foi uma tarefa fácil, mas 2020 resolveu torná-la ainda mais desafiadora. No entanto, muitos professores transformaram as dificuldades em oportunidades para se reinventarem e tiraram nota 10 nesta lição que foi levada, literalmente, para a casa.
É o caso da professora Betine Rost, que leciona Matemática para turmas do 6º ano no Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo – Rio Grande do Sul. Com 10 anos de carreira, a paixão pelas ciências exatas vem desde cedo, “eu escolhi o curso de Matemática e Física pelo fato de que adoro calcular. O ato de ficar fazendo contas, raciocinando, o porquê das coisas…isso me encanta!”, explica Rost.

Betine Rost, professora de Matemática no Colégio Tereza Verzeri, é a primeira ganhadora do Professor Destaque Aprimora.
Já o gosto pela prática pedagógica surgiu durante o curso superior, influenciada pelos exemplos de professores que teve durante a sua trajetória.
“O ser professora surgiu durante a faculdade, aprendendo a lecionar com as professoras (Clara e Jacira ) nas disciplinas de práticas pedagógicas. Vi que o ensinar, passar o meu conhecimento para outras pessoas era algo que me engrandece, que me deixa feliz”, relembra.
E para manter essa prática que lhe traz tanta felicidade e auxiliar os seus alunos, mesmo a distância, a professora apoiou-se na tecnologia para enriquecer suas aulas remotas e torná-las mais interessantes, utilizando a plataforma Aprimora como uma aliada na aprendizagem dos estudantes. “Os alunos hoje são muito tecnológicos, então nós professores precisamos nos adaptar a essa nova realidade e o Aprimora nos ajuda nesse sentido”, comenta.
Em um mundo cada vez mais digital, a atenção dos alunos pode facilmente dispersar em outras coisas, é por isso que métodos que proporcionem experiências têm tido maior sucesso na aprendizagem. Levando isso em consideração, a professora destaca a forma em que o Aprimora aproxima a Matemática na rotina dos estudantes, sendo esta uma matéria vista como difícil por muitas pessoas, “ele traz uma didática do dia a dia que às vezes no momento da aula não conseguimos explicar de forma clara para os alunos”, diz.
Além da associação com temas palpáveis da rotina, a fácil assimilação do conteúdo ocorre graças a gamificação da plataforma, que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos, permitindo que o aprendizado seja prazeroso, significativo e envolvente.
“Minha prioridade já não era o uso de trabalho escrito no papel, a maior parte das tarefas são no Aprimora. Hoje, na situação em que estamos, o Aprimora ajuda muito nisso” explica Betine que também relata que os educandos ficaram mais dedicados com o uso do aplicativo, “eles adoram fazer as atividades no Aprimora. Com certeza é uma tecnologia que veio alavancar o ensino da Matemática na escola”.
O interesse dos estudantes é um reflexo do empenho da professora e da equipe pedagógica do colégio, agora reconhecidos por meio do Professor Destaque Aprimora do mês de setembro. A ação premiará dois outros candidatos nos meses de outubro e novembro de 2020 respectivamente, sendo professores de Matemática ou Língua Portuguesa. A candidatura é gratuita e poderá ser feita até o dia 30 de outubro. Serão analisados os seguintes critérios:
- relato de experiência quanto à inovação pedagógica e tecnológica;
- evidências de uso registrados nos servidores do Aprimora;
- envolvimento dos alunos;
- integração do Aprimora com o material didático.
Aqueles que forem contemplados receberão um kit personalizado do Aprimora e a instituição receberá uma placa de reconhecimento, como símbolo de valorização de todos os profissionais da escola que inovam a maneira de ensinar por meio da tecnologia.
Essa é mais uma iniciativa da Tecnologia Educacional em incentivar a prática pedagógica, dando aos professores os devidos créditos por todos os esforços empenhados para manter a educação nesse momento.
“Temos orgulho em saber que a plataforma Aprimora faz parte desse processo e tem apoiado muitas escolas a implantarem o uso de tecnologia, não somente no ambiente físico escolar, mas também no suporte ao ensino remoto”, conta Márcio Faria, Gerente de produto na Tecnologia Educacional.
Essa é só mais uma forma de reconhecer e prestar as devidas homenagens àqueles que nos permitem trilhar nosso caminhos, dando as primeiras coordenadas.
“O que deixa um professor feliz é quando um aluno ou ex-aluno fala que você fez todo o sentido na vida dele, que você foi fundamental na escolha da profissão dele”, completa a professora.
O Aprimora também pode revolucionar o ensino da sua escola:
Inventura distribui placas programáveis micro:bit para promover o ensino da programação para 200 jovens em situação de vulnerabilidade
Instituto Incanto fica localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e tem nas novas tecnologias uma das ferramentas para promover a transformação social Todos podem programar, bastam ter oportunidades. Esse certamente é o pensamento que define a iniciativa das...
Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar
Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...
Descobrir a importância do STEAM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO® Education
As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira! Uma boa porta de entrada...
Projetos de robótica despertam interesse na nova geração
Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...