fbpx

por | 14 / abr / 20 | Sem categoria

Iniciativa tem por objetivo levar às escolas públicas do país o ensino de robótica e programação

A Organização FIRST®, em parceria com a Walt Disney Company e Tecnologia Educacional, abre inscrições para o processo de qualificação de instituições que tenham interesse em participar do programa FIRST® LEGO® League Jr. – Rise Up de forma gratuita.

As instituições contempladas receberão conjuntos Inspire Set, WeDo 2.0, dispositivos de programação, além de acompanhamento pedagógico e formação de professores. Ao todo, o programa patrocinará 33 equipes que atingirem a maior pontuação seguindo as diretrizes do edital, sendo disseminadas por todas as regiões do país. Elas também poderão inscrever-se no programa global e participar das competições. 

A FIRST® LEGO® League Jr. – Rise Up é um festival não competitivo que tem por objetivo estimular estudantes de seis a dez anos a desenvolverem habilidades da metodologia STEAM (sigla em inglês para a integração das áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e refletirem sobre como elas podem melhorar o mundo ao seu redor.

Todos os anos, o programa tem um tema a ser pesquisado, cada equipe, composta por até seis integrantes, começa a exploração para a construção de soluções de problemas relacionados ao mundo real com um exclusivo modelo LEGO® Education.

Com a orientação do tutor e com o suporte didático disponível no Caderno de Engenharia e Guia de Encontro de Equipes, os alunos serão estimulados a pensar sobre as cidades em que vivem e desenvolver melhorias para ela.

Esta é a segunda vez que a Organização FIRST® faz parcerias para patrocinar a participação do setor público no Brasil, podendo ser escolas, Institutos e Fundações com fins educacionais.  A primeira iniciativa teve a parceria da Fundação LEGO® e  foi voltada para crianças de três a seis anos, com o programa FIRST® LEGO® League Jr. Discovery. A prática visa disseminar e democratizar o ensino da robótica, programação e engenharia nessas instituições.

Os interessados podem se inscrever até 30 de abril de 2020, pelo edital.

Saiba mais sobre o projeto FIRST® LEGO® League Jr. – Rise Up e participe:

por | 14 / abr / 20 | Sem categoria

Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar

Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...

Projetos de robótica despertam interesse na nova geração

Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...