fbpx

por | 12 / fev / 20 | Sem categoria

O mês começou com duas edições seguidas do projeto Embaixadores da Inovação. Foram cinco dias dedicados a experiências sobre inovação educacional, certificados pela LEGO® Education Academy. Saiba o que mais chamou a atenção dos participantes.

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, Curitiba – PR recebeu a 12ª e 13ª edição do Embaixadores da Inovação. Dezenas de educadores de diversas regiões do Brasil ficaram imersos em atividades, com foco nas disciplinas relacionadas à robótica, STEAM e cultura Maker na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Durante todos os dias os participantes tiveram palestras, workshops e colocaram a “mão na massa” para se aprofundarem na metodologia LEGO® Education. Esses exercícios são um dos destaques do programa, segundo a Ir. Maria da Conceição, mantenedora do Instituto das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar, de Belo Horizonte – MG. 

“A prática, esse fazer, esse lidar com as peças, nos faz estar inteiros ali. Esse brincar traz uma memória nova e conhecimentos novos que despertam em nós uma leveza ”, conta.

Algo que também chamou a atenção de Rita Mariano do Colégio Delta Mais, Santana – SP. A diretora Rita conta que essa é sua primeira formação no Embaixadores da Inovação e que, antes de participar esperava apenas receber informações sobre robótica, mas o programa foi além de suas expectativas. 

“Chegando aqui, com as experiências vividas durantes os 5 dias de imersão, percebi que é muito além disso. A metodologia, as sugestões e vivências, o fato de nos colocarmos no lugar dos alunos, fez com que todos nós levássemos uma bagagem além da robótica. Tendo ela como uma ferramenta que dará amplitude e inovação para os nossos fazeres pedagógicos”, diz.

Soluções como aliados pedagógicos

Além da maratona tecnológica e trocas de experiências, o evento também apresentou aos participantes novas soluções educacionais. Esse foi o caso de Alexandre Eduardo Ribeiro, que completou a sua segunda certificação internacional pela LEGO® Education Academy. Ele, que já utiliza o WeDo 2.0 e o MINDSTORMS® EV3 no Colégio Guilherme Dumont Villlares, ficou fascinado com o SPIKE.

“O SPIKE facilita muito a aprendizagem, fazendo o intermediário entre a conexão EV3 e a conexão WeDo. Isso dá novas possibilidades, novos jeitos de se aprender, sem a necessidade da criança ter inicialmente entendimento de programação. Apenas fazendo a ligação dos motores, diretamente no bloco de comunicação SPIKE, ele já automaticamente funciona. Então, isso já é uma grande inovação ”, explica.

Faça parte você também

Os novos Embaixadores da Inovação voltaram para suas escolas com métodos criativos, experiência tecnológica e muitas ideias novas na bagagem. E você? Também quer fazer parte desse time de multiplicadores do conhecimento? Para saber sobre as próximas edições fique atento no nosso site e nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram).

por | 12 / fev / 20 | Sem categoria

Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar

Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...

Projetos de robótica despertam interesse na nova geração

Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...