fbpx

por | 04 / abr / 18 | Sem categoria

O mundo é dominado por computadores, e eles são controlados por programas ou simplesmente “código”. Aprender programação abre uma janela que permite compreender como as máquinas funcionam e é a chave para ter domínio sobre a tecnologia, em vez de ser dominado por ela.

Uma das habilidades do século XXI mais valorizadas é o chamado “Pensamento Computacional“, definido como “um processo de pensamento que envolve a formulação de um problema e expressão de soluções de forma que um humano, ou um computador, possam executá-las efetivamente”. Este processo é similar ao utilizado no desenvolvimento de software, e por isso a programação de computadores é frequentemente utilizada como uma introdução ao Pensamento Computacional.

Mas quando falamos em “programar um computador”, muitos pessoas imaginam uma sala escura, com um “hacker” de cinema, pálido e vestido de preto, curvado sobre um teclado e digitando freneticamente comandos indecifráveis. Mas não é assim que as coisas funcionam.

Ensinar programação é mais fácil do que você imagina

Em sua essência, um programa de computador nada mais é do que uma sequência de instruções, passo-a-passo, não muito diferente de uma receita de bolo. Todo programa de computador, não importa o quão complexo seja, segue uma estrutura parecida. Muda a dificuldade da tarefa, mudam as linguagens de programação usadas, mas a estrutura básica é sempre a mesma.

E foi-se o tempo em que para ensinar programação era necessário um laboratório cheio de computadores com caro software especializado e grossos manuais de referência técnica. Hoje em dia basta um tablet, notebook ou Chromebook conectado à internet.

E não faltam opções de ambientes de programação voltados especificamente às crianças e adolescentes. Alguns adotam uma abordagem mais lúdica, quase como um jogo, o que torna o aprendizado mais divertido. Outros aproveitam a oportunidade para combinar programação com outras disciplinas, como Engenharia Mecânica, Eletrônica ou Robótica, combinando o mundo digital com objetos do mundo real.

Não importa o paradigma, todos irão ajudar seus alunos a desenvolver o Pensamento Computacional. E além disso, ajudam a posicionar sua escola como um pólo de inovação em sua comunidade.

Em nosso novo eBook, chamado A programação e as escolas como Polos de Inovação, mostramos os benefícios que o ensino da programação pode trazer para os alunos e para sua escola. Baixe já sua cópia e comece a aplicar os conceitos de alfabetização tecnológica em sua sala de aula.

Baixe o eBook!

por | 04 / abr / 18 | Sem categoria

Comece já a “reprogramar” sua escola! Fale com a equipe da Positivo Inovação Educacional para saber mais sobre soluções como o VC.Maker. Preparar seus alunos para dominar a tecnologia é mais fácil do que você imagina.

Quero saber mais sobre o VC.Maker

Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar

Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...

Projetos de robótica despertam interesse na nova geração

Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...