fbpx

por | 05 / mar / 20 | Sem categoria

Em parceria com a Tecnologia Educacional, 15 instituições participarão de um projeto de robótica que aborda ciência e tecnologia

Foi divulgado nesta quinta-feira, dia 5, a lista das 15 instituições selecionadas para a primeira edição do programa FIRST® LEGO® League Jr. Discovery. Elas irão vivenciar a prática interdisciplinar, desenvolvida para transformar a curiosidade e a criatividade por meio da robótica. Foram elegidas entidades de nove estados diferentes.

O programa inclui a qualificação das instituições de forma gratuita, assim como o recebimento dos conjuntos de blocos para os alunos da Educação Infantil da LEGO® Education, além de acompanhamento pedagógico, formação para professores e a inscrição no programa global.

É a primeira vez que a Fundação FIRST® patrocina a participação do setor público no Brasil. A iniciativa em parceria com a Tecnologia Educacional tem como objetivo democratizar o ensino da robótica, programação e engenharia nessas instituições. 

A competição

A FIRST® LEGO® League Jr. Discovery é uma competição que estimula estudantes de três a seis anos a desenvolverem as habilidades da metodologia STEAM (que é a abreviação em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

As equipes são formadas por até quatro crianças que são instigadas a pensar sobre a cidade em que vivem e desenvolver melhorias para ela, por meio da construção de soluções de problemas relacionados ao mundo real com um exclusivo modelo LEGO® Education.

Nesta temporada, o desafio será encontrar uma maneira das pessoas atravessarem um rio. Para isso, os alunos irão construir uma ponte usando o Discovery Set e aprimorá-la com o kit LEGO® STEAM Park. 

Próximos passos

As instituições selecionadas devem aguardar o contato de um especialista da Tecnologia Educacional que irá orientar sobre o funcionamento do programa e o envio dos kits LEGO® Education.

Você pode ver a lista completa com as instituições aqui

Errata

No dia 05 de março de 2020, a POSITIVO publicou em seu site (http://tecnologiaeducacional.com.br/) a relação das escolas/institutos/fundações selecionados a partir do Edital de Convocação nº 001, datado de 22 de fevereiro de 2020, como resultado da participação no Programa FIRST® LEGO® League Jr. Discovery – Primeira Edição.

Em decorrência de um equívoco operacional, foi disponibilizada uma relação contendo a totalidade das 32 (trinta e duas) instituições que participaram do referido Programa, quando deveria ter sido disponibilizada apenas e tão somente a relação contendo as 15 (quinze) instituições selecionadas para o efetivo recebimento dos kits. Reitere-se que o Edital de Convocação, em diferentes itens, é absolutamente claro ao indicar que somente 15 (quinze) instituições seriam selecionadas ao final do procedimento, como pode ser constatado nas disposições dos itens 1.1, 1.2 e 8.1, exemplificativamente.

No dia imediatamente seguinte (06 de março de 2020), ao perceber tal incorreção operacional, a POSITIVO imediatamente retificou a relação disponibilizada, ou seja, informou apenas as 15 (quinze) instituições efetivamente selecionadas, em estrita observância aos termos previstos no referido Edital de Convocação.

A POSITIVO lamenta seu equívoco, esclarecendo não se tratar de atitude dolosa, reiterando todo o seu compromisso de objetividade e transparência no procedimento adotado.

A POSITIVO aproveita o ensejo para destacar que já está disponível em um segundo Edital de Convocação, similar ao anterior, que permite a participação de todas e quaisquer instituições interessadas, que preencham os requisitos solicitados e que não tenham sido selecionadas na primeira edição. Acesse aqui:  https://conteudo.tecnologia.educacional.com.br/riseup_edital

Já conhece a FIRST® LEGO® League Jr.?

por | 05 / mar / 20 | Sem categoria

Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar

Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...

Projetos de robótica despertam interesse na nova geração

Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...