Uma educação baseada em brincadeiras impacta muito mais do que somente a forma de aprender. A metodologia tornou-se uma necessidade para o futuro, indo além dos muros da escola.
Todos os dias o mundo se torna cada vez mais complexo e exigente. Acompanhar as mudanças é um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade. Para os jovens, estar apto para o mercado de trabalho é uma urgência. E aprender de forma lúdica é uma das maneiras mais significativas de alcançar esse objetivo.
Você deve estar se perguntando: o que as brincadeiras da Educação Infantil tem a ver com as constantes evoluções do mercado de trabalho? Bem, as habilidades que os jovens precisam ter – e que, segundo os resultados dos últimos índices de educação, são as que os alunos mais têm dificuldades – como alfabetização, pensamento matemático e resolução de problemas, não são desenvolvidas somente a partir do Ensino Fundamental. Mas sim, são a consequência cumulativa de anos de educação, estabelecidas em uma etapa: a infância. O problema – e a solução – começam desde a tenra idade.
Um estudo realizado pela Fundação LEGO®, aponta que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento positivo das crianças, como também é uma maneira essencial de promover as habilidades necessárias para prosperar no mundo de hoje.
Desde os primeiros anos de vida, na adolescência até a fase adulta, desenvolvemos uma variedade de competências que nos permitem ser agentes poderosos de nossas próprias vidas, assim como contribuintes positivos para nossas comunidades. Porém, melhorar a educação não significa aprender mais ou aprender mais cedo, mas desenvolver habilidades que sustentam o aprendizado por toda a vida.
No futuro, será menos importante para as crianças terem grandes quantidades de conhecimento, obtido por meio de aprendizado mecânico. Em vez disso, precisarão de habilidades como criatividade, colaboração e pensamento crítico em uma extensão muito maior do que antes, juntamente com as habilidades mais tradicionais como leitura, escrita e matemática.
É improdutivo empurrar os estudantes para sistemas educacionais baseados em testes padronizados que, na melhor das hipóteses, não nos dizem nada sobre o verdadeiro potencial das crianças e, na pior das hipóteses, os impedem de alcançá-lo.
A educação por meio da ludicidade capacita as crianças a tornarem-se aprendizes criativos e engajados, características que serão úteis ao longo da vida. Testes intermináveis comprometem o interesse dos alunos em aprender, enquanto que a brincadeira os permite alcançar um aprendizado significativo e profundo, preparando para a vida além da sala de aula.
Com as constantes mudanças na sociedade, é papel da comunidade escolar preparar as crianças a pensarem por conta própria, resolver problemas que não podemos prever e a competir em um mundo em que a inteligência artificial conquista cada vez mais espaços. Devemos nutrir e desenvolver as habilidades humanas que nos distinguem das máquinas e dos computadores, em vez de tentar imitá-los.
É por isso que retenção do conhecimento não é mais suficiente para prosperar. O sucesso será definido pelo conhecimento e pelas habilidades para a vida, promovidas pela exploração e pela prática. Tudo isso é possível por meio da educação lúdica.
Como promover uma educação lúdica na minha escola?
Viabilizar uma educação baseada em brincadeiras, explorando a ludicidade e incentivando os alunos a terem gosto por novas descobertas, é permitir que a criança desenvolva habilidades essenciais para o futuro.
As soluções da LEGO® Education são um exemplo incrível de como as brincadeiras por meio dos blocos podem transformar a educação na infância. Uma metodologia envolvente e prática de aprender brincando.
Com o programa de locação, escolas podem adquirir os conjuntos e encorajar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências.
Conheça o Go Maker e inove a educação na sua escola:
Inventura distribui placas programáveis micro:bit para promover o ensino da programação para 200 jovens em situação de vulnerabilidade
Instituto Incanto fica localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e tem nas novas tecnologias uma das ferramentas para promover a transformação social Todos podem programar, bastam ter oportunidades. Esse certamente é o pensamento que define a iniciativa das...
Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar
Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...
Descobrir a importância do STEAM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO® Education
As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira! Uma boa porta de entrada...
Projetos de robótica despertam interesse na nova geração
Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...