fbpx

As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira!

Uma boa porta de entrada para o aprendizado STEAM é o mais novo lançamento da LEGO® Education,  o BricQ Motion, uma solução STEAM envolvente e introdutória que incentiva os alunos a descobrirem as ciências físicas em ação.

O BricQ Motion engaja os alunos do Ensino Fundamental I e ll na aprendizagem STEAM enquanto experimentam conceitos de força, movimento e interação no contexto dos esportes. O kit oferece experiências que despertam a descoberta de maneira fácil e estimulante, à medida que os alunos colocam os blocos LEGO® Education em movimento, sem a necessidade de um hardware.

Este conjunto de 523 peças inclui uma variedade de peças especiais como: engrenagens, lastros, molas, 4 minifiguras e muito mais. Já as bandejas de classificação, codificadas por cores, facilitam o processo de construção e tornam a arrumação rápida e eficiente no final da aula. Peças de reposição também estão incluídas, bem como dois livretos de instruções de construção impressas com ideias inspiradoras que ajudam os alunos a descobrirem a Física na prática, mesmo aqueles que nunca construíram com blocos LEGO® Education antes.

Esta experiência introdutória STEAM oferece duas unidades de 7 x 45 minutos com aulas alinhadas aos descritores curriculares. Incluem desde vídeos envolventes e planilhas para impressão que estimulam e inspiram os alunos, planos de aula, vídeos tutoriais, matrizes de avaliação e materiais adicionais de Matemática e Linguagem que apoiam os professores. Além disso, o BricQ Motion é apoiado por um programa abrangente de desenvolvimento profissional.

Em suma, o objetivo do conjunto é promover o aprendizado das ciências físicas por meio de experiências fáceis, práticas, inspiradas em esportes olímpicos e sem a necessidade de tecnologia. Segundo Alex Paiva, head da LEGO® Education gerente de Novos Produtos da Tecnologia Educacional, “isso encoraja o professor, que tem intimidade com peças de montar mas nem sempre tem conhecimentos de robótica ou programação. Além disso, os projetos com BricQ Motion podem ser encurtados ou estendidos pelo professor, de acordo com o tempo de aula disponível”.

Assista o vídeo e saiba mais sobre essa incrível solução na prática:

 

Um passo além: SPIKE™ Prime

 

Agora, para as escolas que querem impulsionar ainda mais o aprendizado STEAM nas turmas do Ensino Fundamental ll e Ensino Médio, o SPIKE™ Prime é o conjunto perfeito!

Com um design inédito, ele pode ser bem trabalhado em diversos níveis de ensino, além de ser inclusivo e intuitivo, tanto do ponto de vista físico quanto digital. É uma solução carimbada pela Cultura Maker, e criada com esse propósito.

Combinando elementos coloridos de construção LEGO® Education, hardware fácil de usar e uma linguagem de codificação intuitiva baseada em Scratch, o SPIKE™ Prime envolve os alunos por meio de atividades de aprendizagem lúdicas para pensar criticamente e resolver problemas complexos, independentemente do seu nível de aprendizagem.

O coração do sistema SPIKE™ Prime é o Hub programável. Este dispositivo avançado, mas simples de usar, em formato de tijolo, possui 6 portas de entrada / saída, matriz de luz 5x5, conectividade Bluetooth, alto-falante, giroscópio de 6 eixos e uma bateria recarregável. 

O SPIKE™ Prime Set também inclui motores e sensores altamente precisos que, juntamente com uma grande variedade de elementos de construção coloridos da LEGO, permitem que os alunos projetem e construam robôs divertidos, dispositivos dinâmicos e outros modelos interativos.

Conheça o SPIKE™ Prime no vídeo de apresentação da solução:

Viu como as soluções de robótica LEGO® Education preparam seus alunos para explorar o STEM e fazer suas próprias descobertas de forma muito mais divertida? Acesse a página da LEGO® Education no nosso site e conheça a linha completa: