Confira porque essa ação tem se tornado cada vez mais necessária
No cenário atual da educação, um instrumento pedagógico ganha ainda mais força: a avaliação diagnóstica de aprendizagem.
Ela não é uma novidade, porém com os alunos aprendendo em casa, cada um à sua maneira e com o retorno das aulas ainda incerto, a aplicação do diagnóstico torna-se fundamental em meio a situação em que vivenciamos.
Saiba o que é a avaliação diagnóstica e mais informações que fazem este instrumento pedagógico tão importante atualmente.
O que é avaliação diagnóstica de aprendizado?
É uma forma de avaliar e analisar se as atividades propostas estão tendo o resultado esperado e identificar o nível de conhecimento dos estudantes para que o professor possa definir as melhores estratégias pedagógicas.
“É como ir ao médico, ele avalia o que está acontecendo com o paciente naquele momento e a partir disso dá-se o diagnóstico para analisar qual intervenção deverá ser feita. O mesmo ocorre com os alunos com a avaliação diagnóstica, é para entender o momento em que o estudante está e tomar a melhor decisão pedagógica com base nos resultados obtidos”, explica Márcio Faria, gerente de produto na Tecnologia Educacional.
Podemos dizer que os principais objetivos da avaliação diagnóstica são:
- Identificar as necessidades dos alunos, individualmente;
- Detectar as causas das dificuldades;
- Ser um ponto de partida para o trabalho do professor.
Por que a avaliação diagnóstica da aprendizagem é tão importante agora?
De modo geral, a avaliação diagnóstica deve servir como guia para o professor e os alunos, facilitando a construção do conhecimento ao personalizá-lo e considerar as individualidades. Agora, com a necessidade do ensino remoto, ela tornou-se ainda mais urgente porque ajudará as instituições de ensino a entenderem como está o progresso de seus alunos, que em algum nível foram impactados com o isolamento social.
Veja, se com o ensino presencial, alunos da mesma turma, recebendo o mesmo conteúdo, ao mesmo tempo, temos resultados de aprendizagem diferentes, imagine com os alunos dispersos, cada um em sua casa, com suas próprias rotinas?
Como bem pontuou a presidente-conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, “para a retomada das aulas presenciais será necessário criar mecanismos para entender o caminho traçado por cada aluno nesse período de aulas a distância, encontrar as dificuldades de cada um e trabalhar o nivelamento dos alunos”. Isso também consta no parecer CNE/CP 11/2020, publicado pela CNE em parceria com o Ministério da Educação e outras entidades.
Além disso, é a primeira vez que passamos por algo dessa magnitude e os métodos de ensino durante a pandemia foram de caráter emergencial, sendo também um teste. Portanto, chegou o momento de analisarmos a eficácia dos esforços que a instituição empenhou nos últimos meses para garantir a aprendizagem dos alunos. O intuito aqui é verificar a efetividade do ensino remoto e identificar possíveis defasagens no aprendizado durante o período de isolamento social.
Também é fundamental motivar os estudantes, tirar deles a ideia de que 2020 foi um ano perdido, mas enxergar novas formas de aprender, de se comunicar e de se conhecerem melhor, incentivando a autonomia dos estudantes. Afinal, a proposta da avaliação diagnóstica é atrair os alunos estabelecendo um vínculo com a escola para evitar a evasão, algo que tem crescido com a suspensão do ensino presencial.
Como devo fazer a avaliação diagnóstica?
Agora que você já sabe o que é a avaliação diagnóstica e a sua importância, basta aplicá-la em sua escola e neste ponto nós podemos te ajudar!
Conte com o Aprimora Diagnóstico Personalizado para uma avaliação prática, intuitiva e com a possibilidade de ser aplicada tanto presencialmente quanto on-line. Com ele você consegue identificar as dificuldades e avanços dos alunos de forma individualizada. Por ter elementos de gamificação, os alunos vão gostar de fazer a avaliação, pois é divertida e instigante. Além disso, a escola recebe relatórios completos sobre o desempenho da turma e de cada estudante.
Baixe o nosso material e veja como é simples e eficaz o uso do Aprimora Diagnóstico Personalizado:
Inventura distribui placas programáveis micro:bit para promover o ensino da programação para 200 jovens em situação de vulnerabilidade
Instituto Incanto fica localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e tem nas novas tecnologias uma das ferramentas para promover a transformação social Todos podem programar, bastam ter oportunidades. Esse certamente é o pensamento que define a iniciativa das...
Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar
Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...
Descobrir a importância do STEAM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO® Education
As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira! Uma boa porta de entrada...
Projetos de robótica despertam interesse na nova geração
Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...