fbpx

by | 27 / May / 20 | Uncategorized

Educadores terão acesso a treinamentos e participação de atividades online durante isolamento social

Enquanto as escolas permanecem fechadas e as aulas continuam acontecendo de forma remota, professores e outros profissionais da educação se preparam para que o retorno às aulas presenciais seja muito mais dinâmico e enriquecedor para os alunos.  

Com o objetivo de torná-los influenciadores do aprendizado por meio de brincadeiras e da metodologia STEAM, a Tecnologia Educacional e a  LEGO® Education convidaram professores e apaixonados por educação e robótica a participarem de uma iniciativa que acontecerá no mundo todo. 

Serão 50 participantes no Brasil que irão receber conjuntos SPIKE™ Prime em casa para testarem a solução educacional e todas as possibilidades que ela oferece. Serão oito semanas de muito aprendizado e troca de experiências. 

Nas duas primeiras semanas os influenciadores receberão capacitação sobre o kit e sobre a metodologia LEGO® Education, por meio de videoconferência. Durante todo o programa eles terão desafios que envolvem o kit  SPIKE™ Prime, incluindo a realização de montagens, desenvolvimento de plano de aulas e criação de um desafio para os outros participantes cumprirem. Os desafios serão compartilhados nas redes sociais dos influenciadores, Tecnologia Educacional e da LEGO® Education.

Além da visibilidade em participar de uma iniciativa como essa, os selecionados têm a oportunidade de ganhar uma certificação  de acordo com o percentual cumprido nas etapas. E ainda de aprender e experimentar novas formas de ensinar, ampliando o conhecimento e a rede de contatos por meio de trocas com os outros participantes. 

Pelo mundo

A LEGO® Education está promovendo iniciativas educacionais nesse momento delicado que estamos vivendo no mundo todo. Veja outras iniciativa: 

Reino Unido

A Creative Hut também  fornecerá para professores kits SPIKE™ Prime, juntamente com treinamento por meio de plataformas on-line nas próximas semanas. 

China

Na China, a  Boya, promoveu treinamentos on-line para professores da LEGO® Education Academy durante o lock-down. Isso foi feito por meio de uma estreita colaboração com as escolas. Para professores que não possuem os conjuntos SPIKE Prime, a Boya emprestará os kits para que sejam devolvidos depois, assim como a Tecnologia Educacional fará no Brasil. Essa ação permitirá que todos os professores tenham experiências práticas e reais, semelhante a um dia de treinamento presencial

Argentina

A Educación Tecnológica S.A. está desenvolvendo atividades para apoiar os professores a trabalharem com seus alunos de casa. Para enfrentar o desafio de que professores e alunos não têm as soluções da LEGO® Education em sua casa, eles desenvolveram atividades com materiais recicláveis e um aplicativo de jogo, para que todos pudessem aprender.

Espanha

Assim como a Educación Tecnológica S.A, a Robotica, na Espanha, também se atentou ao fato de que os professores não têm conjuntos LEGO® Education. Para solucionar isso, eles trabalham com simulações do LEGO MINDSTORMS Education EV3 para professores, usando o LEGO® Digital Design e Virtual Robotics.

Polônia

A AKCES Edukacja realizou uma série de seminários on-line em cooperação com os centros oficiais de formação de professores. Metade do tempo gasto em seminários on-line é prático e o restante do tempo, eles se concentram na metodologia e no compartilhamento de idéias de ensino. A empresa também preparou vídeos curtos, publicados (quase diariamente) no canal do YouTube, para ajudar a adaptar rapidamente os professores. O os vídeos estão sendo publicados (quase diariamente) no canal do YouTube.

Educação Infantil a distância

Outro programa realizado pela Tecnologia Educacional, é uma sugestão para manter o aprendizado em casa mesmo para as crianças pequenas que ainda não possuem autonomia para participar de aulas remotas. 

Para estimular a imaginação e ao mesmo tempo trabalhar a coordenação motora, concentração, criatividade e percepção do mundo que as rodeia, o kit LEGO® DUPLO® Criativo foi desenvolvido para crianças de 3 a 5 anos de idade. 

Para que os pais possam propor brincadeiras com fins educativos, além do conjunto de peças da LEGO®  eles adquirem um guia com atividades para fazer com as crianças.

Veja a nossa sugestão para manter o aprendizado dos alunos da Educação Infantil em casa:

by | 27 / May / 20 | Uncategorized

Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar

Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...

Projetos de robótica despertam interesse na nova geração

Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...