O que é STEM? Ou STEAM? Se você acompanha o mercado de Educação já deve ter ouvido falar desses termos. Mas, afinal, o que eles querem dizer? Neste blog vamos desvendar o significado e a importância dos dois para as escolas e os alunos. Vamos lá?
A sigla STEM é um acrônimo em inglês usado para designar as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics).
No contexto educacional, o termo STEM hoje tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado.
Objetivos e significados do STEM
O ensino e a aprendizagem STEM carrega consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. Um dos grandes objetivos desse modelo de ensino é preparar os estudantes de hoje para o mercado de trabalho amanhã.
O autor do livro The case of STEM Education (Bybee, 2013) deixa claro que o significado de STEM muda de acordo com o ambiente em que ele é aplicado. Dentro do contexto escolar, o autor considera que a educação STEM deveria contribuir em três frentes principais:
- Desenvolver uma sociedade “antenada” e capacitada em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
- Formar alunos e professores que sejam capazes de desenvolver as competências do século XXI dentro de um ambiente escolar integrado.
- Gerar uma força de pesquisa e desenvolvimento em STEM voltada para inovação.
Como educador, é importante encarar de forma integrada o ensino do STEM enfatizando: o compartilhamento de conhecimento, a postura perante desafios, a habilidade de identificar perguntas e problemas da vida real, a capacidade de chegar a conclusões baseadas em fatos e evidências.
Tudo isso de forma conectada, interligando as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e a Matemática e incorporando esse novo formato de desenvolvimento e aquisição do conhecimento às aulas de forma construtiva e consciente.
Hoje, novos esforços de reforma curricular para a próxima geração estão colocando muito mais ênfase nas quatro disciplinas, principalmente nos Estados Unidos. Isso reforça a grande tendência de implantação de ambientes STEM no Brasil, que já começam a despontar em escolas e instituições de várias regiões do país. Esse é um demonstrativo de que essas escolas estão preocupadas em manter as metodologias de ensino atualizadas e com os olhos nas tecnologias.
Quais os ganhos para os alunos?
- Projetos que interligam as quatro áreas incentivam a motivação e colaboração dos alunos. Exemplos são aulas de linguagem de programação, aulas de Robótica, participação em feiras e olimpíadas de conhecimento, projetos interdisciplinares, visitas a museus, entre outros;
- A metodologia possibilita uma maior retenção de atenção nas atividades propostas;
- Transferência da aprendizagem de uma situação para outra;
- Aprendizado de habilidades essenciais para o hoje e principalmente para o seu futuro;
- Os estudantes podem alcançar melhores resultados quando são desafiados a colocar a mão na massa para criar, planejar, desenvolver e implementar projetos que possam, de fato, impactar a comunidade em que vivem, sua cidade, país e até mesmo o mundo;
- Com o aprendizado interdisciplinar, os estudantes tornam-se mais bem preparados para o ensino superior e o mercado de trabalho.
Mas e o STEAM?
STEAM é a metodologia que integra a Arte às quatro áreas de Ciências Exatas explicadas anteriormente.
Sabe-se que a educação artística melhora o desempenho acadêmico e ajuda nossos alunos a interpretarem melhor o mundo, e é isso que a metodologia STEAM veio nos provar.
Nesse sentido, devemos entender Arte como disciplina que traz à tona temas como humanidades, linguagem, cultura, arquitetura, literatura, música, dança, cinema, teatro, escultura, design, pintura, animação e fotografia.
É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:
- Criatividade, imaginação e inovação.
- Pensamento crítico e resolução de problemas.
- Comunicação e colaboração.
- Flexibilidade e adaptabilidade.
- Habilidades sociais e culturais.
- Capacidade de lidar com diferentes situações.
Como o STEAM se diferencia do STEM na prática?
De maneira bem resumida, podemos dizer que STEM trata de como você faz as coisas, já o STEAM incentiva a descoberta do porquê está fazendo essas coisas.
Com o STEAM, os alunos experimentam e vivenciam o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.
Em atividades focadas na metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.
Já o professor atua como um guia no processo de aprendizagem. Ele é responsável por oferecer mentoria e apoio às equipes (viu que aqui o trabalho é feito de forma colaborativa?) e também aprende com esse novo método de trabalho integrado.
Porque essas metodologias importam tanto nos dias de hoje?
Em projetos de STEM/STEAM, os alunos começam a desenvolver habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Médio, o ensino de STEM e STEAM ajudará os alunos a se tornarem adultos inovadores, com habilidades excepcionais de pensamento crítico e resolução de problemas. Habilidades necessárias para as futuras gerações em nosso mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia.
Importante: É dever da escola de hoje incentivar e treinar essas habilidades em seus alunos. Isso faz parte do que chamamos de Educação 4.0. Saiba mais sobre o assunto nesta publicação.
Inventura distribui placas programáveis micro:bit para promover o ensino da programação para 200 jovens em situação de vulnerabilidade
Instituto Incanto fica localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e tem nas novas tecnologias uma das ferramentas para promover a transformação social Todos podem programar, bastam ter oportunidades. Esse certamente é o pensamento que define a iniciativa das...
Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar
Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...
Descobrir a importância do STEAM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO® Education
As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira! Uma boa porta de entrada...
Projetos de robótica despertam interesse na nova geração
Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...