Podemos identificar a presença da Matemática em vários aspectos do nosso dia a dia, inclusive em uma horta.
A professora da ESI – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Cascavel (PR) resolveu ir além da dinâmica “Matemática na horta’’ do Pense Matemática e comprovar isso na prática!
Além de incentivar o aprendizado interdisciplinar de matemática, ciências e alimentação saudável, a professora Evandréia Fischer Rós encorajou seus alunos do 1º ano A a cuidar da horta, plantar, colher e comer de uma produção de alfaces. Saiba como foi essa experiência!
Muito além da atividade da sala de aula
O objetivo inicial da atividade do Pense Matemática era explicar aos alunos como acontece o plantio de alfaces e tomates bem como os seus procedimentos de cultivo (verificar tanto as medidas de comprimento quanto as medidas de tempo para entender como funciona o dia a dia de um agricultor).
Mas, a professora Evandréia resolveu colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante as aulas e dinâmica e proporcionar uma experiência real aos seus alunos.
Ela reuniu todos os conteúdos trabalhados em sala de aula (como seres vivos, solo, plantas e suas partes) e levou a turminha para a horta da escola.
Lá os alunos puderam criar o seu próprio canteiro de hortaliças (alfaces), onde plantaram, regaram e cuidaram das mudas durante 40 dias.
Veja uma linda galeria de fotos da atividade:
Como foi criar uma horta com os alunos?
‘’Para os alunos foi emocionante, pois alguns ainda não tinham tido o contado com a terra desta maneira. Em cada rostinho vi a alegria e o entusiasmo de que o conhecimento foi adquirido. Posso dizer que fui mais além, plantei em cada criança, o amor, o cuidado e a dedicação. Crianças não precisam ser treinadas, precisam ser guiadas e com muito amor”.
Evandréia Fischer RósResultados da atividade
O registro da atividade envolveu as etapas desde o plantio, crescimento até o momento correto da colheita. E olha que bacana! Além de ensinar como manusear o solo e seus cuidados, a professora ressaltou sobre a importância de consumir alimentos saudáveis e seus benefícios para o corpo humano.
Com a colheita veio o desafio: os alunos deveriam degustar junto com sua família a hortaliça colhida e fazer o registro através de foto e enviar para a professora.
Pela carinha de alegria dos alunos vimos que teve uma turma que adorou comer sua própria saladinha. 😉
E aí, você gostou da atividade de hoje? Aproximar a Matemática escolar do cotidiano é uma das tarefas do educador e precisamos alavancar este movimento.
Que tal incentivar iniciativas interdisciplinares por aí também, hein?!
Quer conhecer mais dinâmicas para trabalhar Matemática com seus alunos? Visite a página do Pense Matemática e confira essa nova maneira de ensinar e aprender a disciplina.
Pense Matemática chega com novidade aliada às necessidades do momento
A plataforma do Pense Matemática agora conta com atividades que podem ser realizadas em casa. O Pense Matemática é uma solução que sempre pregou que essa área do conhecimento tão temida está bem próxima de nós. Com atividades que promovem o pensamento matemático com...
Conheça o STEAM Academy
Você quer fazer uma Matemática diferente na sua escola? Participe do STEAM Academy e se inscreva até 12/04/2019.
Escolas estão transformando o ensino da Matemática em todo o país
Reunimos alguns vídeos de escolas parceiras que estão transformando o ensino da Matemática em todo o país. Confira e inspire-se com essas histórias de sucesso!
5 itens da BNCC para o currículo de Matemática da sua escola
Nossa equipe de especialistas selecionou 5 itens da BNCC para incluir, asap, ao currículo de Matemática da sua instituição. Agora é hora de atualizar conteúdos e recursos, ficar atento às novas necessidades da Base Nacional Comum Curricular e se adequar o quanto...