Um pequeno e versátil computador permite às crianças aprender muito mais sobre nosso planeta, e também sobre engenharia, ciências, programação e outras disciplinas.
Em Star Trek, o espaço é a “fronteira final”. Mas para muitas crianças inglesas, é apenas mais uma parada em uma jornada de conhecimento. Escolas no Reino Unido estão usando o BBC micro:bit em “programas espaciais”, aproveitando os sensores integrados para ensinar às crianças mais sobre o mundo ao seu redor.
Projetos como estes são provas da versatilidade e facilidade de uso do BBC micro:bit, um computador de baixo custo desenvolvido para o mercado educacional. O que décadas atrás exigia o esforço de nações inteiras e milhões de dólares de investimento pode agora ser conseguido por crianças envolvidas em uma atividade complementar, que também irá ensinar princípios de lógica de programação, análise e solução de problemas, engenharia, matemática, ciências e trabalho em equipe.
A primeira escola a tentar esta empreitada foi a Rishworth School, que lançou seu experimento em 10 de março de 2016, após seis meses de planejamento e trabalho de um grupo de 20 alunos. Amarrada a um balão estratosférico, a caixa com equipamentos continha um computador Raspberry Pi conectado a um módulo GPS para rastreamento, uma câmera para registrar a jornada em vídeo e um BBC micro:bit montado na parte externa da sonda, usado para monitorar a temperatura exterior que chegou a -47,9 ºC.
A sonda atingiu uma altitude de mais de 30 Km antes do balão explodir, e chegou a uma velocidade de quase 290 Km/h durante a descida. Com a ajuda do GPS integrado a sonda foi encontrada cerca de uma hora após o pouso, e as imagens da missão foram recuperadas.
Pouco mais de um ano depois a Brooke Primary School foi a primeira escola de ensino fundamental a lançar um BBC micro:bit ao espaço, em 26 de maio de 2017. As características da missão também são diferentes das anteriores: a Brooke utilizou exclusivamente quatro BBC micro:bit como computadores de bordo, sem o auxílio de outros computadores.
Um BBC micro:bit foi posicionado fora da sonda, em frente à câmera, mostrando uma mensagem e medindo a aceleração. Os outros três computadores internos foram programados para medir umidade do ar, temperatura e pressão atmosférica/altitude.
Todo o código, que está disponível gratuitamente no site da escola, foi escrito pelos alunos: os professores dividiram os desafios em “lições” que foram gradualmente desenvolvidas em sala de aula. Durante a missão a sonda da Brooke Primary School chegou a 24 Km de altitude e produziu belas imagens, confira no vídeo abaixo.
O programa VC.Maker oferece o curso Programe com BBC micro:bit, onde ao longo de 16 aulas seus alunos irão aprender os princípios da programação e da eletrônica, e acumular o conhecimento necessário para colocar em prática os mais diversos projetos. Visite nosso site para saber mais e converse com um de nossos especialistas. Você vai ver seu programa extra-curricular decolar!
Desperte em seus alunos o interesse por robótica, engenharia e programação e desenvolva habilidades essenciais para o século XXI com os cursos do programa VC.Maker. Fale com nossos consultores para saber mais!
Inventura distribui placas programáveis micro:bit para promover o ensino da programação para 200 jovens em situação de vulnerabilidade
Instituto Incanto fica localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e tem nas novas tecnologias uma das ferramentas para promover a transformação social Todos podem programar, bastam ter oportunidades. Esse certamente é o pensamento que define a iniciativa das...
Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar
Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina. Em 2001, o...
Descobrir a importância do STEAM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO® Education
As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira! Uma boa porta de entrada...
Projetos de robótica despertam interesse na nova geração
Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...